Translate

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Queres Ficar São?

A mais ou menos uns dois meses atrás, eu e minha sogra eramos professoras visitantes de minha mãe,  (para facilitar para mim) e a mensagem que demos foi essa:


Numa época de alegres festividades em Jerusalém, o Salvador Se afastou das multidões para procurar os mais necessitados. Encontrou-os em Betesda, a fonte de cinco arcos junto ao mercado de ovelhas que era renomada por atrair os aflitos.
O evangelho de João conta que próximo da fonte “jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:3–4).
A visita do Salvador é retratada numa bela pintura de Carl Bloch intitulada Cristo
Curando os Enfermos em Betesda. Bloch mostra Jesus erguendo gentilmente um abrigo temporário, revelando um homem “enfermo” (João 5:7) que está deitado junto à fonte, esperando. Aqui, a palavra enfermo se refere a alguém que estava incapacitado e salienta a misericórdia e a graça do Salvador, que serenamente ministrou aos que não podiam ajudar a si mesmos.
Na pintura, o homem aflito se encolhe no chão, nas sombras, exausto e desmotivado após sofrer com sua enfermidade por 38 anos.
Enquanto o Salvador ergue a borda do pano com uma das mãos, Ele acena com a outra e faz uma pergunta pungente: “Queres ficar são?”
O homem responde: “Senhor, não tem homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim” (João 5:6–7).
Para aquele problema que parecia não ter solução, Jesus deu uma resposta profunda e inesperada:
“Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava” (João 5:8–9).
Queres Ficar São?                            
Élder Timothy J. Dyches Dos Setenta

Tão logo terminamos a mensagem, a mamãe olhou pra mim e falou: - nem pra isso acontecer hoje em dia - eu sorri, mas fiquei pensativa. Pensei naquele pobre homem que já sofria há 38 anos , ainda mais que naqueles tempos a situação de uma pessoa nessas condições deveria ser bem pior, sem familia, sem ninguém pra ajudar, é desesperador!
Posso imaginar o alivio com que aquele homem pegou suas coisas, levantou-se e saiu andando.
Sou grata por conhecer o evangelho restaurado do meu Salvador Jesus Cristo e saber que um dia eu também poderei me erguer e andar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário