Translate

segunda-feira, 18 de março de 2019

Os Milagres

Ontem no domingo 17 de março, li o discurso Os Milagres da Restauração do Elder Jeffrey Holland, nesse discurso, ele conta a experiência de vida de três moças que me fez refletir sobre o sofrimento que cada um de nós suportamos nessa vida. Quando a gente pensa que o nosso sofrimento é muito grande para suportarmos e aí lemos a história dessas 3 jovens, é que vemos o quanto existem pessoas com sofrimento maior do que os nossos. Também vemos que são felizes, que amam a vida. 
Quando eu vejo ou leio exemplos assim, me dá mais forças para continuar...


Apenas vinte e quatro horas após meu chamado como Apóstolo em junho passado, cumpri uma designação no sul da Califórnia, que me levou para conhecer, Debbie, Tanya e Liza Avilla. Essas três irmãs adoráveis, de trinta e três, trinta e dois e vinte e três anos de idade, respectivamente, contraíram distrofia muscular aos sete anos. Desde aquela tenra idade, cada uma delas já enfrentou pneumonia e traqueotomia, neuropatia e aparelhos para as pernas. Vieram a seguir as cadeiras de rodas, respiradores mecânicos e, finalmente, imobilidade total.
Das três irmãs, Tanya é a que está paralisada há mais tempo, deitada de costas há dezessete anos, sem nunca ter saído da cama durante esse período. Nem uma vez em dezessete anos ela observou o nascer do sol ou o seu ocaso, tampouco sentiu a chuva no rosto. Nem uma vez em dezessete anos ela pegou uma flor, perseguiu o arco-íris ou viu um pássaro voar. Há menos tempo, Debbie e Liza estão agora vivendo com o mesmo tipo de restrições físicas. Apesar de tudo isso, de algum modo, essas irmãs não têm apenas sobrevivido, elas triunfaram—receberam seus certificados de realização da Organização das Moças, formaram-se na escola secundária (inclusive no seminário), fizeram cursos em nível universitário por correspondência e leem as obras-­padrão continuamente.
Há, porém, uma outra ambição que essas mulheres notáveis estavam determinadas a ver realizada. Elas corretamente se veem como filhas do convênio, descendentes de Abraão e Sara, Isaque e Rebeca e Jacó e Raquel. Elas fizeram a promessa solene de que, de algum modo, algum dia iriam à casa do Senhor para reivindicar aquelas promessas eternas. E agora, até mesmo isso foi cumprido. “Foi o dia mais emocionante e pleno de minha vida”, disse Debbie. “Senti que estava em casa. Todos foram tão amáveis e prestativos quanto aos preparativos sem conta e aparentemente intransponíveis que precisavam ser feitos. Nunca em minha vida senti-me mais amada e aceita.”
Quanto a sua experiência, Tanya disse: “O templo é o único lugar em que jamais estive onde me senti verdadeiramente sã. Sempre senti que era uma filha de Deus, mas foi no templo que compreendi o que aquilo realmente significava. O fato de ter passado pela experiência deitada e com um respirador mecânico não subtraiu nada dessa experiência sagrada.”
O Élder Douglas Callister que, juntamente com a presidência e os oficiantes do Templo de Los Angeles, ajudou as três irmãs a tornarem seu sonho realidade, disse-me: “Lá estavam elas, de branco, com seus longos cabelos negros próximos do chão por estarem deitadas, com os olhos cheios de lágrimas, incapazes de mover as mãos ou qualquer outra parte do corpo exceto a cabeça, saboreando, absorvendo, acalentando cada palavra, cada momento, cada aspecto da investidura do templo.” Mais tarde, Debbie disse o seguinte a respeito da experiência: “Sei agora como se sente alguém ressuscitado, rodeado por anjos celestes e na presença de Deus.”
Um ano após sua própria investidura, Debbie Avilla voltou ao templo, novamente com tremendos preparativos e auxílios especiais, para fazer as ordenanças pela avó querida, que literalmente dedicou sua vida ao cuidado dessas três netas. Durante vinte e dois anos consecutivos, sem intervalo, descanso ou exceção, a irmã Esperanza Lamelas cuidou noite e dia das três. Virtualmente todas a noites por vinte e dois anos ela acordava a cada hora e virava as crianças para que dormissem confortavelmente e para que se evitassem os problemas causados pela longa permanência na cama. Em 1989, aos setenta e quatro anos de idade, com sua própria saúde então abalada, veio a falecer, havendo dado um novo significado ao convite do Profeta Joseph para “utilizar as nossas vidas … [para fazer] alegremente todas as coisas que estiverem ao nosso alcance … [para o benefício] de toda a geração nascente, e … todos os puros de coração.” 




Nenhum comentário:

Postar um comentário